MEDVET INFECCIOSAS ONLINE
Doenças abordadas na Disciplina
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
ANAPLASMOSE
A Anaplasmose é uma doença causada por uma bactéria gram negativa intracelular, exclusiva de eritrócitos, que acomete tanto animais domésticos como silvestres, mas possui grande importância na produção de bovinos e bubalinos, devido aos prejuízos financeiros relacionados à diminuição na produção e morte dos animais. Leia mais sobre aqui.
BRUCELOSE
Leia mais sobre aqui.
COLIBACILOSE - DIARREIA NEONATAL EM BOVINOS
A colibacilose é causada pela Escherichia coli, uma bactéria que transita muito bem entre as diferentes espécies (incluindo seres humanos), além de ser um importante indicador de contaminação fecal do ambiente. Leia mais clicando aqui.
CLOSTRIDIOSES - BOTULISMO
Leia mais sobre aqui.
CLOSTRIDIOSES - CARBÚNCULO SINTOMÁTICO
Carbúnculo sintomático, também chamado manqueira, mal-de-ano, “black-leg”, é uma infecção endógena, não contagiosa, altamente fatal causada por C. chauvoei que afeta bovinos, ovinos e caprinos. Leia mais clicando aqui.
CLOSTRIDIOSES - EDEMA MALIGNO E GANGRENA GASOSA
A gangrena gasosa ou edema maligno é uma infecção que acomete de forma a causar necrose em tecidos moles de todas as espécies de animais domésticos. Também é conhecida como miosite por clostridios. Saiba mais sobre aqui.
CLOSTRIDIOSES - ENTEROTOXEMIAS
Enterotoxemia é o nome dado a enfermidade provocada por toxinas produzidas pelo C. perfringens no trato intestinal e veiculadas pelo sangue até local de ação. Leia mais clicando aqui.
CLOSTRIDIOSES - HEMOGLOBINÚRIA BACILAR
O Clostridium haemolyticum está intimamente relacionado com o Clostridium novyi Tipo D sendo causa da Hemoglobinúria Bacilar (HB) dos bovinos (“Red Water Disease”, Doença Hemorrágica ou Icterohemoglobinúria infecciosa) e ocasionalmente, em ovinos. Leia mais sobre aqui.
DOENÇAS INFECCIOSAS DOS CASCOS
Leia mais sobre aqui.
ERLIQUIOSE CANINA
Leia mais sobre aqui.
GARROTILHO
Leia mais sobre aqui.
LEPTOSPIROSE
A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria e transmissível entre os animais vertebrados, de curso agudo a crônico que afeta diversas espécies de animais, assumindo considerável importância como problema econômico e de saúde pública devido a seu potencial zoonótico. A leptospirose foi descrita pela primeira vez em 1880, no Cairo, por Larrey, porém, foi em 1886 que Weil descreveu minuciosamente quatro casos clínicos em humanos. Leia mais clicando aqui.
LISTERIOSE
Leia mais sobre aqui.
MASTITE EM BOVINOS E CAPRINOS
Leia mais sobre aqui.
MORMO
Leia mais sobre aqui.
TÉTANO
Leia mais sobre aqui.
TUBERCULOSE
Leia mais sobre aqui.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
ANEMIA INFECCIOSA EQUINA
Leia mais sobre aqui.
CINOMOSE
Leia mais sobre aqui.
CORONAVIROSE CANINA
O vírus da coronavirose canina faz sua primeira replicação nas células epiteliais maduras do topo das vilosidades do intestino delgado. Com a replicação viral, ocorrem danos às células epiteliais, seguido pelo encurtamento e perda das microvilosidades destas. Leia mais clicando aqui.
CORONAVIROSE FELINA (PERITONITE INFECCIOSA FELINA)
O coronavírus felino (FCoV) causa uma infecção entérica onipresente em gatos e, em alguns casos, ocorre mutação genética acarretando uma vasculite imunomediada altamente fatal, conhecido como peritonite infecciosa felina (PIF). Leia mais clicando aqui.
DIARREIA VIRAL BOVINA (BVD) E DOENÇA DAS MUCOSAS
A diarreia viral bovina é uma doença infectocontagiosa causada por vírus do gênero Pestivirus que acomete principalmente ruminantes e suínos. É caracterizada por causar uma infecção quase sempre benigna com poucas manifestações clínicas, podendo apresentar febre, inapetência, ulcerações no sistema gastrointestinal, e principalmente pela diarreia, redução dos índices reprodutivos, abortamento e malformações fetais. O mesmo vírus é capaz de causar também outra doença, a Doença das Mucosas. Leia mais clicando aqui.
FEBRE AFTOSA
Leia mais sobre aqui.
IMUNODEFICIÊNCIA VIRAL FELINA (FIV)
A imunodeficiência felina ou AIDS felina é uma síndrome dos felinos domésticos causada pelo vírus da imunodeficiência felina (FIV) e foi primeiramente descrita por Niels Pedersen et al. em 1987. A doença se caracteriza pelo declínio gradual no número de linfócitos T periféricos CD4+ e, juntamente com outras alterações imunológicas, culmina no desenvolvimento da síndrome da imunodeficiência felina. Leia mais clicando aqui.
LEUCEMIA VIRAL FELINA (FELV)
O vírus da leucemia viral felina (FeLV) é um dos principais agentes infecciosos patogênicos dos felinos sendo a infecção por este microrganismo a causa de inúmeras manifestações clínicas como neoplasias linfo e mieloproliferativas, doenças degenerativas, citopenias, síndrome da imunodeficiência e coinfecções. Leia mais clicando aqui.
PARVOVIROSE CANINA
Leia mais sobre aqui.
PARVOVIROSE FELINA (PANLEUCOPENIA FELINA)
Leia mais sobre aqui.
PARVOVIROSE SUÍNA
Leia mais sobre aqui.
RAIVA
Leia mais sobre aqui.
RETROVIROSES - LENTIVÍRUS DE PEQUENOS RUMINANTES (LVBR)
Leia mais sobre aqui.
RETROVIROSES - LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA
Leia mais sobre aqui.
ENCONTRE MAPAS MENTAIS SOBRE AS DOENÇAS
ENCONTRE ESTUDOS DIRIGIDOS SOBRE AS DOENÇAS AQUI
BIBLIOTECA DE MATERIAIS COMPLEMENTARES
CONHEÇA OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS